quinta-feira, 28 de junho de 2018

CWP: CAMPEÃO NACIONAL SUB20 Masculinos!!

Realizou-se no fim de semana de 23 e 24 de Junho no Complexo Desportivo e Municipal da Abóboda a fase final do Campeonato Nacional Feminino e Masculino da Categoria Sub20.
Em Masculinos o CascaisWP, embora campeão regional desta época, participou via organizador da fase final, com a equipa do Fluvial campeão regional a norte, a equipa do Vitória apurada via fase intermédia e ainda a equipa do Algés.

O nosso primeiro adversário neste campeonato foi o Vitória, uma equipa muito competente e que tinha vendido muito caro o título de campeão regional ao Fluvial na zona norte.
Entrada com muito cuidado no primeiro parcial para ambas as equipas. O respeito e o conhecimento de ambas as equipas assim o obrigavam. Com ambas as defesas a superiorizarem-se quase sempre aos ataques assistimos nestes primeiros 8 minutos de jogo a um estudo profundo de parte a parte. O equilíbrio foi a nota dominante deste parcial que terminaria empatado a uma bola.
A partir do segundo período a equipa do CascaisWP começou a jogar mais rápido e mostrou-se muito mais solta dentro de água. O Vitória começou a sentir algumas dificuldades com o jogo praticado pela nossa equipa. Mostrámos por esta altura de jogo um ataque rápido e muito afinado que dificultava ao máximo a tarefa defensiva dos Vitorianos. Vencemos este parcial por 5 a 2.
Ao intervalo o CascaisWP vencia por 6 a 3.
No terceiro parcial o Vitória ajustou a defesa e apareceu igualmente mais concentrado a parar os nossos ataques. Notou-se nesta altura o (bom) trabalho do seu treinador. A nossa equipa embora sempre por cima no jogo sentiu mais resistência por parte do adversário e por esse facto o resultado final do parcial, 5 a 3 para o CWP, foi mais que justo.
No último período o CascaisWP voltou a carregar no acelerador e mais uma vez, à semelhança do segundo parcial o Vitória sentiu dificuldades em nos travar. Fizemos uma bela exibição e acima de tudo muito madura e acabámos por vencer o parcial por 5 a 1. No final uma vitória muito bem conseguida da nossa equipa por 16 a 7.
Entrada com o pé direito na competição podemos dizer.
No segundo jogo desta fase final defrontámos a conhecida equipa do Algés que já tinha sido nosso adversário no campeonato regional da ANL esta época.
O Algés nunca nos criou problemas de maior durante todo o jogo, aliás, muito pouco há a dizer sobre esta partida ainda para mais quando a um dos seus jogadores mais influentes foi exibido um cartão vermelho, com substituição, a meio do primeiro parcial. A nossa tarefa ficou deste modo, ainda, mais fácil mas nem por isso apresentámos menor rigor no nosso jogo nem tão pouco pensámos, por momento algum, que o jogo estaria ganho. Tivemos uma abordagem muito madura a este jogo.
Vencemos por números anormais para uma fase como a que se disputou neste fim de semana e contra equipas que chegam à mesma: 33 a 7 (!!) com os parciais a registarem os seguintes números: 9 a 3; 6 a 3; 8 a 0 e 10 a 1.
Tudo dito quanto a este jogo. Com este resultado e com uma jornada ainda por fazer o CWP garantia desde já um lugar na final do campeonato.
No terceiro jogo da competição tivemos frente a frente o campeão da zona norte – Fluvial- contra o campeão da zona sul – CascaisWP! Por esta altura ambas as equipas já sabiam que independentemente do resultado deste jogo estariam as duas no jogo da final a disputar da parte da tarde.
Talvez por isso ambas as equipas fizeram um jogo calmo, sem grandes sobressaltos e de modo a terem todos os seus atletas disponíveis para o jogo da final.
Nos dois primeiros parciais as equipas estiveram muito niveladas onde nenhuma delas teve um ascendente visível sobre a outra. Marcava uma equipa, empatava a outra. Por nenhum momento, nestes dois parciais iniciais uma das equipas esteve com dois golos de vantagem tal o equilíbrio do jogo. Terminaram estes dois primeiros períodos empatados a 3 bolas. Assim sendo o resultado ao intervalo era de um empate a 6 bolas.
No terceiro parcial um ligeiro ascendente da nossa equipa que venceu por 3 a 2.
No quarto e último parcial nova ligeira vantagem do CascaisWP que venceu por 5 a 4.
Vencemos este jogo por 14 a 12! Embora este tenha sido um jogo em que as equipas aproveitaram para se estudar uma à outra não deixa de ser relevante que o CascaisWP chegava à tão desejada final apenas com vitórias e como sendo a única equipa a consegui-lo.

No Domingo à tarde todo a postos para a final e para o jogo de atribuição do 3º e 4º lugar. Aqui o Vitória levou de vencida a equipa do Algés por 10 a 5 conquistando assim o 3º lugar nesta fase final e relegando, deste modo, a equipa do Algés para o 4º e último lugar da competição.

Na final masculina voltariam a defrontar-se o CascaisWP, sem derrotas na 1ª fase, contra o Fluvial, com uma derrota na 1ª fase, precisamente contra nós.
Este jogo nada teve a ver com o realizado entre estas duas equipas na 1ª fase.
Um jogo muito mais intenso por parte de ambas as equipas ou não estivesse em disputa o título nacional desta categoria que pertencia justamente ao nosso adversário, o Fluvial.
O CascaisWP entrou melhor no jogo, melhor organizado, mais decidido e mais rápido a executar que o Fluvial. Apresentámos um jogo mais consistente que o adversário e apesar das 7 boas defesas do guarda-redes do Fluvial, só neste período, vencemos o parcial por 3 a 1.
No segundo parcial mantivemos o nosso jogo enquanto o Fluvial se esforçava por anular a vantagem trazida do primeiro período. A nossa equipa nunca deixou de responder à tentativa de recuperação do adversário e acabou mesmo por voltar a vencer este parcial por 4 a 3.
Ao intervalo o CascaisWP vencia por 7 a 4.
No terceiro parcial e nos primeiros minutos fizemos 2 golos sem resposta colocando nesta altura o marcador em 9 a 4, um resultado bastante confortável para a nossa equipa. Por esta altura o Fluvial percebeu que ou voltava ao jogo ainda durante este período ou “morria” mesmo antes da chegada do último período.
Nunca desistiu o Fluvial que arrancou para uma recuperação muito boa e durante a qual a nossa equipa se desorientou um pouco. Não tínhamos necessidade de ter passado por estas complicações mas a verdade é que passámos fruto do bom jogo efectuado pelo adversário nesta altura. Este foi mesmo o único parcial de todos no conjunto dos nossos dois jogos contra esta equipa que viemos a perder e pela margem mínima, ou seja 4 a 5.
Entrada para os últimos 8 minutos desta competição com uma vantagem para o CascaisWP de 2 golos pois o resultado era de 11 a 9 para nós.
O Fluvial voltou a entrar com tudo mas por esta altura o CascaisWP não se deixou surpreender. Com uma defesa de betão e um guarda-redes a brilhar ao mais alto nível chegámos para as encomendas! De salientar que o CascaisWP teve neste parcial tantas oportunidades para marcar como o Fluvial sendo que o guarda-redes do Fluvial também brilhava por esta altura do jogo, verdade seja dita. Num parcial disputadíssimo as duas equipas tentavam ao máximo o golo quer pelo lado do CascaisWP para dilatar a vantagem e conseguir gerir essa vantagem, quer pelo lado do Fluvial para tentar igualar a partida.
Conseguiu marcar primeiro o Fluvial e assim reduzir o marcador para uma diferença de apenas um golo. Bastante motivados pela recuperação conseguida o Fluvial lutou com tudo o que tinha até final mas o CascaisWP teve o sangue frio suficiente para fechar todos os caminhos da nossa baliza e com uma maturidade impressionante e num momento de adversidade conseguiu marcar e assim manter a diferença de dois golos que manteria até ao final do encontro.
No final uma (nova) vitória contra o Fluvial por 12 a 10 e o consequente título de campeão nacional deste escalão de SUB 20.
Título mais que justo para a melhor equipa desta fase final onde os números falam por si: 4 jogos, 4 vitória. Única equipa sem conhecer a derrota durante a fase final e que conseguiu derrotar o Fluvial, não por uma mas sim por duas vezes.
Um trabalho notável da nossa equipa e dos seus treinadores! Sem dúvida um título mais que merecido.
Individualizando, e porque não o podemos deixar de fazer, muitos parabéns Vasco “Lorde” Nazaré! Melhor Guarda-redes desta fase final e a colecionar este prémio desde da época 2014/2015 pelos diversos escalões por onde tem jogado!
É um orgulho ter alguém como tu no nosso clube! Como atleta e como pessoa!
PARABÉNS CASCAISWP! SOMOS CAMPEÕES NACIONAIS!
Obrigado atletas! Obrigado treinadores! Obrigado claque de apoio! Obrigado a todos, que directa ou indirectamente nos ajudaram a chegar aqui!
Todos juntos SOMOS MAIS QUE UMA EQUIPA! SOMOS FAMILÍA!
Parabéns igualmente ao Fluvial que foi um digno adversário mostrando a excelente equipa que é nesta fase final.
Obrigado Complexo Desportivo Municipal da Abóboda, Cascais Capital europeia da Juventude 2018 e município por tornarem possível a realização deste evento.
Obrigado pela vossa ajuda ao desporto no concelho no geral e, neste caso, ao CascaisWP em particular.

Equipa CWP: Vasco Nazaré, Duarte Grego, Tiago Gomes, Ethan Baker, André Luz, Pedro Borges, Diogo Marques, Manuel Augusto, Gonçalo Lousa, Kyian Mohebbizadeh, Duarte Cruz, Miguel Morais, Miguel Boto, Sérgio Oliveira, João Prudêncio, Sebastião Santos, Diogo Cardoso, Henrique Castro e Diogo Antunes;
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz;
Delegados: Fernando Cruz e Rui Grego.
 

Sem comentários: