sexta-feira, 20 de julho de 2018

CWP: Sub 14 Mistos em crescimento!

Decorreu em Vila Meã nos dias 13, 14 e 15 de Julho de 2018 a fase final do Campeonato Nacional do escalão Sub14 Mistos, com a participação de 10 equipas: AAC, AACL, AMINATA, CAP, CFP, CNAC, CWP, SSCMP, VS e VSC.
Com um esquema de grupos “estranho”, em que (uma vez mais uma)equipas do mesmo grupo, voltam a encontrar-se nas meias finais (!!!!), a responsabilidade pela organização deste campeonato pela FPN, volta a demonstrar falta de bom senso e de rigor desportivo na disputa das fases finais do CN de polo-aquático.

Ao CWP já não bastava ter ficado num grupo de 3 equipas, como ter igualmente que defrontar aquele que vieram a ser o campeão nacional S14 (CNAC) e o CAP que ficou em 3º lugar na prova.
Numa profunda falta de sensibilidade, a FPN apresentava para a manhã do 1º dia de campeonato apenas dois jogos, com o jogo do CWP a estar agendado para o início da manhã, seguido de um jogo entre o Aminata e outra equipa. Estas 2 eram precisamente as equipas que tinham de percorrer maior distância até Vila Meã……..não se percebe!
Felizmente que no caso do CWP, a equipa do CNAC e do Pacense, nossos parceiros de grupo, acederam à troca da ordem dos jogos permitindo assim que o primeiro jogo do CWP fosse jogado apenas na tarde de sexta-feira.
Desde já um profundo agradecimento a estas duas equipas, pela imediata disponibilidade na resolução desta questão!

Partimos para esta fase final com uma equipa muito jovem e ainda em construção. Conscientes desse facto, o objetivo pretendido além do desportivo foi de desfrutar ao máximo cada momento, lutar e dar tudo o fosse possível para atingir um melhor resultado.
No final toda a nossa comitiva, equipa e adeptos, ficaram muito agradados com a postura dos nossos jovens atletas.

O primeiro jogo desta jovem equipa foi precisamente contra o CNAC, equipa mais velha, mais experiente e que defendia o título conquistado na época passada de Sub 13 Mistos.
Não eram esperadas facilidades, mas os nossos atletas bateram-se com bravura contra este adversário, nunca desanimando, sem virar a cara à luta perante o enorme potencial do nosso adversário.
Apesar da derrota, por 13 a 2 ninguém ficou melindrado com a imagem deixada dentro de água, no primeiro jogo do CWP defronte daquele que viria a sagra-se campeão nacional. 

No segundo jogo do grupo, defrontámos a equipa do Pacense. Esta é uma equipa diferente, sem o "andamento" do CNAC, mas que trazia na bagagem muitos jogos no seu campeonato regional.
No período inicial ainda conseguimos equilibrar o jogo, mas a partir do segundo parcial a equipa do Pacense demonstrou que está (por agora) "uns furos acima" da nossa condição.
Não há vergonha nenhuma em admiti-lo. Apenas no último parcial e já com o resultado definido (para o Pacense), a nossa equipa sobrepôs-se neste parcial, tendo-o ganho por 3 a 0.
No final, vitória justa e merecida para a equipa de Paços de Ferreira por 11 a 6.
Apesar da derrota, a nossa equipa deixou bons indicadores e uma melhoria substancial relativamente ao jogo anterior. Todos os atletas foram bravos adversários do Pacense e deram tudo em campo, isto é, na piscina, com aprendizagem, esforço mas também com muita alegria.
Ao CWP, fruto das duas derrotas num grupo de 3 equipas, restava ser relegado para disputa dos últimos lugares da competição....
Uma situação que merece profunda REFLEXÃO da parte de quem “desenha” esta fase final.
A matriz de jogos não pode ser estanque e não pode gerar situações enviesadas, com equipas a posicionarem-se em lugares cimeiros com menos jogos e piores resultados, tão só porque passam directamente às Semifinais!

Como referido, no último jogo disputado, defrontámos a Associação Académica de Coimbra para a atribuição do 9º e 10º lugar.
Um jogo em que a nossa equipa foi sempre melhor que o adversário, nunca demonstrando falta de ânimo e vontade para encarar este jogo de forma responsável e “profissional”.
Controlámos o jogo desde o parcial inicial, construindo aos poucos, um resultado confortável.
Vencemos por 19 a 4 e conquistámos assim o 9º lugar da competição.
Pensamos, sem qualquer dúvida; ter mais capacidades e atributos para uma melhor classificação, mas estamos muito orgulhosos pela postura dos nossos atletas.
Crescemos muito como equipa durante este campeonato e esse era um dos principais objectivos: a construção de uma equipa jovem e determinada.
Este objectivo foi alcançado, bem como excelentes momentos de convívio, que ficam na memória de cada um.
O clube dá os parabéns a estes pequenos (grandes) atletas, demonstrando que o futuro se constrói com a alegria, trabalho e dedicação, destes jovens. O futuro é risonho!
Foram (todos eles), uns crescidos. Orgulho em vocês malta!

Parabéns igualmente ao CNAC por ter conquistado o título desta categoria! Título mais que merecido. Sem dúvida a melhor equipa presente nesta fase final.
Parabéns igualmente aos dois jogadores do CNAC que arrecadaram os prémios de melhor guarda-redes e de jogador mais valioso desta fase final.

Mais uma vez os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Cascais por todo o apoio que nos tem dado ao longo desta época e neste caso concreto, por nos ter disponibilizado o transporte de todos os atletas, treinadores e dirigentes que estiveram em Vila Meã em representação do Cascais.
Ao Complexo Desportivo e Municipal da Abóbada, o nosso profundo agradecimento, por nos permitir ter condições ímpares de treino e evolução dos nossos atletas.
Por fim, mas não menos importante, a todos os pais que ajudaram, incentivaram e estiveram presentes nas piscinas de Vila Meã, o nosso OBRIGADO.
Equipa do CWP: André Laranjeira, Carlos Barata, Daniela Bugalho, Francisco Castro, Gonçalo Branco, Guilherme Albino, Marco Fontana, Margarida Matos, Mateus Soares, Matilde Ribeiro, Tiago Albino e Tomás Nazaré;
Treinador: João Farinha;
Delegado de Equipa: Cláudio Albino.
 

Sem comentários: