quinta-feira, 19 de julho de 2018

Sub16 F conquistam 1º Titulo Feminino Nacional para o CWP!

Decorreu em Santarém nos dias 6, 7 e 8 de Julho de 2018 a fase final do Campeonato Nacional do escalão Sub16 Feminino.
Foram a competição 5 equipas, a saber, o Cascais Water Polo, Gondomar, Pacense, Fluvial e a anfitriã Viver Santarém.

Coube ao CascaisWP a abertura do campeonato com o Campeão do Norte, Gondomar. A prolongada ausência de competição durante toda a época tornava a partida para o Cascais numa incógnita. Notava-se que ambas as equipas se desconheciam e se receavam. Mas antes de contarmos a história dos jogos temos de contar outra história.
Esta equipa iniciou o seu percurso faz agora, precisamente 4 anos. Muitas aprenderam a nadar com os treinadores do clube. Participaram no primeiro Nacional  sub16 em Paços de Ferreira e perderam todos os jogos disputados nesse ano. Muitas eram sub13 na altura. No ano seguinte, no mesmo Campeonato, ficamos em 4º Lugar. No ano passado alcançaram o segundo lugar com uma derrota com o Fluvial. E este ano.... este ano queriam muito ganhar!

O CascaisWP entra com o Gondomar muito decidido. Defesa forte, 4 lances individuais e 2 colectivos fazem o resultado disparar para 6 golos e a ansiedade da nossa equipa acaba aqui! Sofremos o único golo da partida ao cair do pano da 1ª parte para nunca mais voltar a sofrer golos na partida. A partir daqui muito pouco a dizer pois controlamos totalmente o jogo. No final uma vitória esclarecedora por 26 a 1 com os seguintes parciais: 6-1, 6-0, 9-0, 5-0. Primeiro jogo, primeira vitória.  

O segundo jogo no segundo dia, foi com a equipa da casa, Santarém. Conhecemos as dificuldades de quem tem menos experiência, passámos por isso na primeira pessoa! E jogamos o nosso melhor Polo, com a mesma intensidade que metemos em todos os jogos, porque entendemos que desportivamente é assim que respeitamos os nossos adversários, porque também é assim que queremos ser tratados! Tal como nós, acreditamos que esta equipa de Santarém  vai crescer e será mais uma equipa feminina a disputar os nacionais com outras ambições no futuro.  Os parciais foram a favor do Cascais 8-0, 7-0, 11-0, 10-1. No final uma vitória por 36 a 1 da nossa equipa.

As atletas não estavam todas hospedadas em Santarém e vinham na sua maioria dormir a Cascais devido à proximidade. Tínhamos de descansar entre jogos e fizemo-lo nas instalações dos B. V. Santarém, que amavelmente abriram as suas portas. Com uma simpatia ímpar, cederam-nos um local adequado e perfeito para o nosso descanso. Não sabemos como agradecer a amabilidade destes voluntários que sem nos conhecer nos ajudam com um enorme sorriso! Muito Obrigado!
E de tarde fomos para o jogo mais difícil, com o Fluvial! A equipa do Fluvial sabendo que as regras não permitem o remate directo após livre, joga recorrendo à falta simples de forma continuada, o que torna o ataque planeado uma missão quase impossível! 
Mas a nossa equipa esteve muito bem, sempre com o jogo controlado e com muita tranquilidade souberam construir o resultado final de 11 a 4 favorável ao Cascais com os parciais de 2-0, 1-0, 5-3, 3-1. O Fluvial não mostrou, neste jogo, argumentos para nos contrariar e discutir o resultado. A nossa equipa jogou até ao último segundo com a mesma concentração e competitividade. Nunca se perderam. Nunca se desconcentram! Foram e são uma verdadeira equipa!!!

E com este resultado a matemática disse que o Cascais era o CAMPEÃO NACIONAL!
Finalmente jogámos com o Pacense no domingo, último dia do Campeonato. Outra vez, com todo o respeito desportivo jogamos como se nada estivesse ganho, com toda a intensidade e voltamos a construir um resultado dilatado, de 29 a 1 com os parciais de 8-0, 8-0, 7-0, 6-1.

Houve um trabalho enorme durante toda a época para chegarmos a esta fase final nas nossas melhores condições.
Sempre de régua e esquadro na mão, pois a perfeição é o mínimo que exige, o nosso treinador Lajos Lorincz, nunca deixou de trabalhar, treinar e mentalizar esta equipa para aquilo que estavam destinadas a fazer. Ele que conhece o polo aquático como ninguém, atrevo-me a dizer e escrever, nunca deu descanso a esta equipa. Ou por outra, deu descanso….sempre que atingiram a perfeição!!! Nunca antes.
A todo este trabalho teremos que juntar igualmente a dedicação sem precedentes dos nossos treinadores Nuno Pereira e José Augusto.
Seguidores convictos do trabalho e do acreditar do Lajos Lorincz para com esta equipa seguiram sempre na perfeição o rumo desta equipa a nível da sua preparação durante toda a época.
Nunca nos podemos esquecer da entrega das atletas. Elas acreditaram. Elas treinaram. Elas deram tudo!

O resultado? A perfeição!

Os números não enganam. Neste campeonato marcámos 102 golos!!! Marcámos um golo em cada 56 segundos. Sofremos um golo a cada 13 minutos de jogo. Tivemos uma eficácia global no ataque de 74% e na defesa de 68%. Nunca estivemos a perder ou a  empatar um único período. Ganhámos todos os períodos disputados nestes 4 jogos!
Não se pode pedir mais nada a nenhuma equipa.
Ainda fomos reconhecidos pelos treinadores para os prémios individuais. Neste campeonato, a decisão dos responsáveis das equipas adversárias acabou por coincidir com a matemática!  A melhor guarda-redes desta fase final só poderia ser a nossa Matilde Marques com apenas 7 golos sofridos em toda a fase final! Verdadeiramente incrível! Como se ainda não bastasse a nossa Madalena Lousa foi coroada como a MVP desta fase final com 44 Golos em toda a fase final atingindo a extraordinária média de 11 golos por jogo! Temos de sublinhar sem nenhuma vergonha: são números verdadeiramente extraordinários os conseguidos! O trabalho de toda a equipa não pode ser esquecido!
Parabéns meninas! Vocês são grandes! Orgulho enorme em vocês!
Já eram especiais mas agora ainda mais. Nunca se esqueçam: pela primeira vez o nosso clube tem um título nacional feminino! Graças a esta grande equipa e, no que ao fim de semana da competição diz respeito, ao seu treinador José Augusto e delegados Fernando Cruz e João Farinha.
Agora é continuar a trabalhar para mais alcançar!

Finalmente os agradecimentos que são recorrentes mas que não os podemos deixar de fazer, porque de verdade, agradecemos aos maiores apoiantes do polo aquático do CASCAISWP, agora também no feminino!
À Camara Municipal de Cascais bem como ao Complexo Desportivo Municipal da Abóboda o nosso muito obrigado por nos darem todas as condições para nos afirmarmos, cada vez mais, como uma referência nacional na formação de atletas de polo aquático. Este título também é vosso.

Por último mas não menos importante o nosso profundo agradecimento aos pais das atletas que nunca nos faltam! Seja como UBER´s seja como claque de apoio às nossas atletas. Vocês estão sempre lá. Nunca falham!
Equipa CWP: Carlota Pereira, Maya Mohebbizadeh, Madalena Lousa, Diana Barros, Matilde Ribeiro, Mª Pilar Carmo, Lia Mota, Maria Mendes e Matilde Marques;
Treinador: José Augusto;
Delegados: Fernando Cruz e João Farinha.

 

Sem comentários: