segunda-feira, 23 de julho de 2018

CWP: Sub 18 F dar tempo ao tempo!

Decorreu em Recarei/Paredes nos dias 13, 14 e 15 de Julho de 2018 a fase final do Campeonato Nacional do escalão Sub18 Feminino.
Foram a competição 6 equipas, a saber, o Cascais Water Polo, Gondomar, Benfica, Fluvial, Viver Santarém e a anfitriã Paredes.

A nossa equipa basicamente é a mesma do campeonato de Sub16 da semana passada, complementada com 3 jogadoras do escalão sub 18. A nossa equipa, muito jovem, desta vez foi orientada por Nuno Pereira auxiliado por Tiago Ramos como delegado.

O CascaisWP começou a sua participação com aquela que viria a ser a equipa campeã deste campeonato, o Benfica.
Começamos o jogo fortes vencendo o primeiro período e empatando o segundo estando a ganhar por dois golos na metade da partida. O nosso adversário fez modificações às marcações e às posições e o CascaisWP , menos experiente, não soube ler o jogo e sofreu quatro golos iguais da mesma jogadora e perdeu estes dois períodos tendo perdido o jogo. Também ajudou uma tremenda falta de eficácia ao falhamos 10 remates durante o jogo contra 5 remates falhados do nosso adversário. Não começamos da melhor forma. Os parciais foram 3-1; 2-2; 1-5; 0-2 com o resultado de 6 a 10.

O nosso segundo jogo decorreu contra a equipa de Santarém. Aqui veio ao de cima o forte poder de contra ataque do CascaisWP e do seu característico jogo rápido  contra uma também jovem equipa que se está a  iniciar na modalidade. Insistimos porque é esta a nossa cultura, que ganhar por uma diferença tão
importante de golos não é uma falta de respeito ao nosso adversário mas exactamente o contrário. Elogiamos por estarem presentes nesta fase final, elogiamos a sua coragem e valentia durante o jogo e esperamos e queremos que no futuro possam estar a disputar jogos connosco e restantes equipas. Da nossa parte gostamos da equipa de Santarém a quem nos disponibilizamos para jogos treino ou treinos conjuntos. Os parciais foram 9-2; 14-0; 10-0; 12-0 com o resultado de 45 a 2.
O terceiro jogo decorreu contra a equipa da casa o Paredes. Ganhámos os dois primeiros períodos e empatamos os dois seguintes. A equipa mostrou maturidade e soube gerir o resultado obtido na primeira metade do jogo. O Paredes uma das equipas mais fortes deste campeonato, que conseguiu  mais tarde derrotar o Benfica, lutou pelo resultado. As meninas do CascaisWP lutaram igualmente e conseguiram a vitória, com um desgaste físico acentuado. Os parciais foram 2-1; 2-1; 2-2; 2-2 com o resultado final de 8 a 6.

O quarto jogo foi contra o Fluvial Portuense. Equipa tradicionalmente difícil com uma atleta de eleição, a sua pivot. Começamos mal a perder o primeiro período com muitas oportunidades de marcar desperdiçadas. A nossa eficácia estava pela rua da amargura. No segundo período começamos a acertar dentro da baliza. Mas pagamos caro a falta de eficácia do primeiro período e voltamos a repetir os mesmos erros de acerto no terceiro período, perdendo deste modo o parcial. Finalmente conseguimos empatar o último período. Os parciais foram 4-0; 1-4; 4-2; 1-1 com o resultado final de 10 a 7.

Por altura do nosso quinto e último jogo as contas do Campeonato estavam baralhadas, fruto da derrota do SLB com o Paredes, da vitoria do CascaisWP ao Paredes, da Vitoria do Gondomar ao Paredes...E o CascaisWP a ganhar ao Gondomar iria posicionar-se muito bem na tabela.
Mas o Gondomar é uma belíssima equipa, várias vezes campeã nacional, cujas jogadoras tem experiencia na primeira divisão e têm a jogadora mais valiosa do campeonato, Beatriz Pereira. As nossas meninas não se amedrontaram! Empatámos os 3 primeiros períodos!!!! Com a melhor equipa do Norte! E no início do 3 período uma das nossas jogadoras mais influentes levou a 3 falta de exclusão. Pura inexperiência da nossa atleta associada também, neste e em tantos outros casos para todas as equipas, pelo entendimento que as arbitragens fazem das regras do jogo, que não é o mesmo dos atletas e treinadores de todos os clubes (é um tema que não vamos entrar embora seja preocupante). Sem ela a equipa ressentiu-se e não conseguiu evitar sofrer dois golos da equipa adversária.  Logo depois foi a vez de uma das mais influente jogadora do Gondomar ter, também ela, a terceira falta de exclusão e o jogo voltou a equilibrar. Os parciais foram 3-3; 2-2; 4-4; 1-4 com o resultado de 10 a 13 a favor do Gondomar.
No fim não ficamos contentes com a posição da tabela classificativa. Não podemos! Podíamos ter feito mais e melhor. Foram falhas pontuais que conduziram às nossas 3 derrotas (uma por 4 golos e duas por 3 golos). A equipa tem de ganhar mais experiência. Trabalhar mais e mais. Mais eficácia, e mais querer ganhar foi o que faltou ao CascaisWP neste campeonato! Sentimos que "morremos na praia"! Mas fica a promessa de que para o ano vamos estar mais fortes! Muito mais fortes!!!

Marcamos 76 Golos apenas superados pela equipa do Gondomar com 87 Golos. Sofremos 41 Golos apenas superados pelo Paredes, a equipa menos batida com 32 golos e a quem ganhámos, e pelo Benfica que sofreu 34 Golos. Em diferença de golos marcados menos sofridos fomos a segunda melhor equipa com +35 golos logo após a equipa do Gondomar com +45 Golos. Dos nossos 76 golos registamos 27 golos à nossa jogadora Madalena Lousa. Não temos os dados completos mas a Madalena foi certamente uma das melhores, se não a melhor marcadora do campeonato.
Parabéns ao Benfica que se sagrou campeão e teve reconhecida a melhor guarda-redes do campeonato, Maria Sampaio.
Parabéns ao Gondomar que foi vice-campeão e teve reconhecida a jogadora mais valiosa deste campeonato, Beatriz Pereira.
Parabéns às nossas atletas por tudo o que fizeram de positivo, pela humildade que tiveram em querer aprender. Um quinto lugar soube a pouco mas atendendo à falta de competição que tiveram no ano e por estarem, na sua maioria, 3 anos mais novas que as adversárias aceita-se o resultado com a promessa de que na próxima época vão fazer muito melhor!

Mais uma vez os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Cascais por todo o apoio que nos tem dado ao longo desta época e neste caso concreto, por nos ter disponibilizado o transporte de todos os atletas, treinadores e dirigentes que estiveram em Recarei em representação do Cascais.
Ao Complexo Desportivo e Municipal da Abóbada, o nosso profundo agradecimento, por nos permitir ter condições ímpares de treino e permitir a evolução dos nossos atletas.
Por fim, mas não menos importante, a todos os pais que ajudaram, incentivaram e estiveram presentes nas piscinas de Recarei, o nosso OBRIGADO.

Equipa do CWP:  Beatriz Pereira, Carolina Laranjeira, Carmo Branco, Diana Barros, Maya Mohebbizadeh, Lia  Mota, Maria Mendes, Madalena Lousa, Carlota Pereira, Pilar Carmo, Matilde Marques;
Treinador: Nuno Pereira;
Delegado de Equipa: Tiago Gomes.

Sem comentários: