segunda-feira, 23 de julho de 2018

CWP Sub18 M: O Campeão voltou!

Decorreu nas piscinas do Fluvial – Porto nos dias 13, 14 e 15 de Julho de 2018 a fase final do Campeonato Nacional do escalão Sub18 Masculino.
Foram a competição 8 equipas, divididas em dois grupos: No grupo A o Campeão Pacense, Vitória, Amadora e Sporting. No grupo B o CascaisWP, a Portinado, Aminata e o clube da casa o Fluvial.

O nosso primeiro jogo foi contra a equipa da Portinado, uma equipa muito competente, com muitos bons executantes e que ano após ano mesmo com a falta de competição que existe apresenta-se sempre em bom plano.
Começou melhor este jogo o CascaisWP, com mais ritmo e mais esclarecido no jogo. Conseguimos, quase sempre, com êxito bloquear o ataque da equipa da Portinado enquanto no ataque pecamos por ser um pouco perdulários neste primeiro parcial. Vencemos por 2 a 1.
No segundo parcial a história do jogo repetiu-se, um CascaisWP mais rápido e mais forte conseguia anular o ataque da Portinado e com isso partir para rápidos contra ataques.
Vencemos este parcial por 3 a 1. Ao intervalo o CascaisWP vencia por 5 a 2.
No terceiro parcial e quando parecia que o CascaisWP tinha o jogo bem encaminhado a Portinado aparece a comandar literalmente as “operações”! O CascaisWP por esta altura sentiu dificuldades com o jogo apresentado pelo adversário e demorou a perceber como o poderia anular. Sem dar por isso chegou o final do 3º parcial com o CascaisWP a perder por 5 golos sem resposta e com este resultado o jogo mudou radicalmente já que a Portinado estava na frente do marcador por 2 golos, ou seja, 7 a 5.
No quarto e último parcial o CascaisWP teve que arregaçar as mangas e ir atrás do prejuízo para não perder o jogo. Atitude louvável dos nossos atletas que nunca desistiram de virar o resultado. Começámos bem o último parcial logo com um golo a diminuir a vantagem da Portinado para um golo apenas mas logo de seguida a equipa Algarvia marca e volta a colocar dois golos de vantagem no marcador. O CascaisWP não desistiu e faz o 8 a 7 e assim coloca a diferença de apenas um golo no marcador quando faltava pouco mais de 2 minutos para jogar.
Estes dois últimos minutos da partida foram jogados com o CascaisWP a tentar ter a bola e a Portinado, e bem, a jogar com o relógio! Quando faltavam pouco menos do que 30 segundos para o final do jogo o CascaisWP consegue uma superioridade numérica e esta seria a nossa hipótese de empatar o jogo. Este +1 foi muito bem trabalhado pela nossa equipa mas o remate final acabou por ir direito ao poste da baliza da Portinado, felizmente a bola ressaltou para um nosso atleta que a 2 segundos do final do jogo faz golo, empata a partida a 8 golos e leva assim o jogo para as grandes penalidades.
Na lotaria dos penaltis o CascaisWP foi mais feliz e venceu.
Na segunda jornada desta fase final o CascaisWP defrontou a equipa do Aminata. Este jogo foi um jogo muito mais tranquilo do que o anterior. Embora a Aminata no primeiro parcial tenha- se debatido com grande intensidade e ter estado a vencer por diversas vezes neste parcial a verdade é que a nossa equipa soube responder à altura e bloquear o passe de bola da equipa adversária. A nossa eficácia esteve em bons níveis enquanto a nossa defesa a partir do segundo parcial controlou quase na totalidade o ataque do Aminata. Vencemos este jogo por 20 a 9 com os seguintes parciais: 5 a 4; 4 a 2; 6 a 1 e 5 a 2.

No terceiro jogo desta primeira fase o CascaisWP defrontou a equipa da casa, o Fluvial, 5º classificado no seu campeonato regional mas com direito de presença nesta fase final via clube organizador.
Sobre o jogo nada a dizer! Apenas que o Fluvial venceu o CascaisWP por 13 a 11!
Isso mesmo que leram…….

Com os resultados obtidos neste primeira fase de grupos a Portinado passou para as meias finais em 1º enquanto o CascaisWP passou em 2º lugar.
Nas meias-finais o CascaisWP defrontou a equipa do Vitória que tinha vencido o seu grupo e deixado desse modo a equipa campeã em título, o Pacense em segundo do seu grupo.
Estávamos avisados sobre a valia do Vitória pois não é qualquer equipa que vence o Pacense e tínhamos que estar no nosso melhor se queríamos atingir a final desta competição.
O jogo começou muito equilibrado com ambas as equipas a jogar pelo seguro. O CascaisWP foi o primeiro a marcar para depois o Vitória virar o resultado a seu favor. Só mesmo muito perto do final do parcial o CascaisWP marcou e empatou a dois golos o primeiro parcial.
No segundo parcial o CascaisWP entrou mais forte e principalmente mais rápido. O Vitória sentiu dificuldades em contrariar o nosso jogo e o CascaisWP venceu, muito bem, este parcial por 3 golos sem resposta.
Nos 3º e 4º parciais o equilíbrio voltou a ser a nota dominante deste jogo. Empatámos o 3º parcial a um golo e o 4º a 4 golos. Com a vantagem conseguida no 2º parcial o CascaisWP venceu este jogo por 10 a 7 e assim conquistou o direito a estar, à semelhança da época anterior, na final desta fase final.
Na outra meia-final o Pacense venceu a equipa da Portinado e assim carimbou igualmente o direito de estar mais uma vez na final desta prova.
No jogo da final contra o Pacense, reedição da final da época anterior, o CascaisWP entrou mal no jogo. O Pacense entrou rápido e muito esclarecido e o CascaisWP sentiu dificuldades em parar o jogo da equipa Pacense. No final do primeiro parcial o CascaisWP perdia por 1 a 4!
No segundo parcial a nossa equipa entrou melhor que no parcial anterior e conseguiu equilibrar o jogo. Terminou este segundo parcial empatado a 4 bolas e assim a equipa do Pacense ia para o intervalo a vencer por 8 a 5. As coisas não estavam fáceis para a nossa equipa!
No terceiro parcial a nossa equipa uniu esforços e numa demonstração de grande maturidade anulou a equipa do Pacense tendo vencido o parcial por 2 golos sem resposta. Deste modo fomos para o último parcial desta final a perder pela margem mínima, ou seja, 8 a 7.
Começámos melhor este 4º parcial e fomos a primeira equipa a marcar empatando a partida a 8 golos. O Pacense viria a voltar para a frente do marcador por via de um penalti concretizado.
A nossa equipa, cheia de brio e vontade volta a empatar a partida para pouco depois e pela primeira vez se posicionar à frente do marcador ao marcar golo e passar o marcador para 10 a 9. Faltavam pouco mais de dois minutos para terminar o jogo mas o Pacense, como grande equipa que é, ainda conseguiu marcar novamente e empatar o jogo a 10 golos. Este empate a 10 golos foi o resultado final do jogo desta grande final.
As duas equipas iam assim discutir o título nacional deste escalão nos penaltis!
Nesta lotaria o CascaisWP foi mais feliz e venceu por 4 a 3.
Estava encontrado o campeão nacional de Sub18 masculinos e era o CascaisWP! Num jogo de grande nível entre duas grandes equipas o CascaisWP teve o mérito de nunca desistir e baixar os braços mesmo perante os resultados desfavoráveis que teve, principalmente, no primeiro parcial desta final. Com muito trabalho e acima de tudo um querer enorme conseguimos sair de um resultado adverso e aos poucos ir melhorando os acontecimentos a nosso favor.
Num grande jogo de polo aquático, com duas grandes equipas, o CascaisWP trabalhou imenso e numa demonstração de raça, querer e união conseguiu ser feliz no final.
No fim do campeonato e mais uma vez à semelhança do que aconteceu na final do ano passado o CascaisWP viu ainda reconhecida dois dos seus atletas, Vasco “Lorde” Nazaré como o melhor guarda-redes desta fase final e Duarte Grego como o jogador mais valioso da competição. Prémios mais que justos para estes nossos atletas.
Os parabéns à equipa do Pacense por toda a sua qualidade que ficou, mais uma vez, demonstrada neste jogo. São na verdade uma grande equipa. Os duelos entre estas duas equipas têm sido recorrentes nestas últimas épocas, desde os Sub15 para ser mais exacto, e já ganhou o CascaisWP assim como também já ganhou o Pacense.
Se olharmos para trás e para as vezes que estas duas equipas já disputaram finais dos diversos campeonatos de idades fica a prova, apenas para os mais desatentos, da qualidade extraordinária que estas duas equipas vêm demonstrando ao longo destes anos.
Estão ambas de parabéns pelo fabuloso trabalho que fazem na formação!
Os parabéns aos nossos rapazes que nunca deixaram de acreditar que era possível conquistar este título! Estiveram enormes e deram uma prova de maturidade nada normal para atletas destas idades. Mais uma vez encheram-nos de orgulho!
Parabéns aos técnicos que tão bem souberam trabalhar este grupo durante toda a época.
Parabéns igualmente à nossa claque de apoio que esteve connosco nas piscinas do fluvial e não se cansaram, nunca, de nos apoiar.
Muito obrigado a todos os nossos atletas e familiares que se encontravam e Vila Meã a disputar a fase final de Sub14 mistos e em Recarei a disputar a fase final de Sub18 Femininos por se terem deslocado todos ao Fluvial para apoiar a nossa equipa!
A família CascaisWP esteve em grande no Fluvial.
Mais uma vez os nossos agradecimentos à Câmara Municipal de Cascais por todo o apoio que nos tem dado ao longo desta época e neste caso concreto, por nos ter disponibilizado o transporte de todos os atletas, treinadores e dirigentes que estiveram no Porto em representação do Cascais.
Ao Complexo Desportivo e Municipal da Abóbada, o nosso profundo agradecimento, por nos permitir ter condições ímpares de treino e permitir a evolução dos nossos atletas.

Equipa do CWP:  Vasco Nazaré, Duarte Grego, Miguel Boto, Sebastião Santos, André Luz, Pedro Borges, André Machado, Duarte Cruz, Gonçalo Lousa, Kiyan Mohebbizadeh, Diogo Antunes, Gonçalo Direito, Francisco Grego, Manuel C Branco e Leonardo Celentano;
Treinadores: José Augusto e Lajos Lorincz;
Delegado de Equipa: Rui Grego
.
 

Sem comentários: